Atualização ISO 45001

Fundada em 1978 a NM Engenharia e Construções Ltda tem como principais premissas, em sua prestação de serviços, a excelência e valorização das pessoas. É com esse objetivo que iniciamos, no ano de 1995, a implementação de nosso SISTEMA DE QUALIDADE em conformidade com a NBR ISSO 9001, certificação que conquistamos no ano de 1997 pelo BVQI – Bureau Veritas Quality International.

Seguindo uma trajetória de desenvolvimento e crescimento iniciamos, no ano de 1999, a implantação do Sistema de Gestão Integrado (SGI), modelo de gerenciamento que abrange as disciplinas de Qualidade, Segurança e Meio Ambiente. Este processo de integração da gestão culminou, em fevereiro de 2000, na certificação das normas ISO 14001 e BS 8800 que posteriormente migrou para a OHSAS 18001 (Sistema de Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho).

Sabendo do comportamento dinâmico, das necessidades e desafios futuros do mercado a NM Engenharia parte, em 2021, para um novo desafio, a migração para a ISO 45001.

A ISO 45001 é uma norma internacional para o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO), a qual traz como foco a melhoria do desempenho da empresa em termos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST). Embora seja semelhante à OHSAS 18001, a nova Norma ISO 45001 adota estrutura superior, e presente em todas as normas de Sistema de Gestão ISO.

 

Para que serve?

 A ISO 45001 tem como objetivo fornecer uma estrutura para gerenciar os riscos e oportunidades identificados na empresa, a fim de que seja possível prevenir lesões e problemas de saúde ocupacional e proporcionar ambientes de trabalho seguros e saudáveis.

A norma reforça a importância de ações preventivas, mostrando que um sistema de gestão de SSO pode ser mais efetivo e eficiente ao tomar medidas antecipadas durante a abordagem de riscos e oportunidades. Desta forma, será possível evitar algum evento não desejado pela empresa e que exponha os colaboradores a riscos à sua saúde e integridade.

A implementação e sustentabilidade do Sistema de Gestão da ISO 45001, sua eficácia e capacidade de atingir seus objetivos dependem de diversos fatores-chaves:

  • Liderança e comprometimento da alta direção;
  • Participação e dedicação dos trabalhadores;
  • Integração do sistema de gestão SSO em processos de negócio da organização;
  • A contínua avaliação e monitoramento do sistema de gestão de SSO para melhorar o desempenho de SSO.